Cardapios Viagens

Ilhabela é cenário do 1º Festival Gastronômico Sabores da Praia


Postada em 15/04/2024 às 22:43
Por Glaucia Balbachan


Um mergulho gastronômico pelo arquipélago

Ir à Ilhabela é sempre especial, principalmente quando se trata de rever a beleza retumbante e sua gastronomia singular. Num contexto geral é sempre gerado uma expectativa, um consenso e, mas que isso, uma segurança em aproveitar uma experiência de qualidade superlativa. Há sempre novidades te aguardando por lá. (Foto acima: Praia do Curral)

No que se refere a praias paulistas, é notável que Ilhabela, seja uma ilha de veraneio com história, valores, serviço cordial e mãos virtuosas no preparo de pratos inspiradores para todos os tipos de paladar.

Com essa deixa, o Empratado anuncia a 1ª edição do Festival Gastronômico Sabores da Praia, em Ilhabela. Entre 18 de abril e 19 de maio, Ilhabela promete marcar de forma saborosa os paladares do público habitué e dos visitantes, que apreciam pratos locais privilegiando frutos do mar nas melhores casas do arquipélago.

Para aproveitar mais e melhor a gastronomia do festival, sugerimos que você se programe para um fim de semana na Ilha, assim a experiência será garantida.

O festival promete ser democrático nos estilos dos pratos. Há chefs mais clássicos e outros mais despojados nos seus trabalhos apresentando receitas exclusivas para o evento.

Um exemplo de prato clássico da ilha é do embaixador da gastronomia ilhabelense, o chef Tonhão do Espaço Tangará, que é um participante do festival. O restaurante é charmoso no estilo “pé na areia”, localizado na praia do Jabaquara (ao norte do arquipélago), é possível almoçar do deck aproveitando a vista hipnotizante da praia debaixo dos ombrelones. O prato em questão é a Lula à Brasileira. Trata-se de lulas baby em molho de tomate com acompanhamento de arroz branco e pirão. Lulas macias, aromas delicados e molho leve. Bem servido. ( Foto divulgação)

Ainda numa linha mais clássica gastronômica, outra sugestão sem erro é do restaurante Pimenta de Cheiro, na Praia do Perequê. A casa durante o dia traz a vista do mar com parte da atração, mas no jantar, o salão principal e as mesas charmosas do lado de fora trazem uma pegada mais romântica com velas sobre as mesas. A casa de serviço cuidadoso destaca o Camarão à Pastorela. É um prato majestoso no visual e generoso no tamanho. É composto por oito camarões grandes, recheados de catupiry, empanados e fritos. Servidos com arroz à grega, batatas coradas e palmito. Perfeito para compartilhar. ( Foto Divulgação)

Uma abordagem mais leve e despretensiosa, nós destacamos o restaurante Rei da Praia com prato assinado pela chef Lucy Silva. O restaurante charmoso tem vista direta para a praia do Curral. Foi o nosso favorito no quesito serviço e prato do festival. Intitulado de Linguine à Moda do Rei, a receita traz Linguine com camarões rosa salteados no azeite, tomatinhos cereja confitados, cebola roxa e para finalizar lâminas de amêndoas. Servido em louça branca e quadrada, a massa é al dente com camarões macios e tenros. A chef Lucy brinca com contrastes e texturas envolvendo a crocância das amêndoas, a maciez dos camarões grandes e os temperos leves. Um achado! Certamente ela vai te oferecer antes, o rico rodízio de camarões (exclusivo na Ilha). Vale a experiência! ( Foto divulgação)

Conheça os demais participantes acessando aqui.

Quanto a hospedagem, busque pelo Hotel Maison Joly. Com localização privilegiada a 300 metros do centro da Ilha, é possível visitar lojas, cafés, sorveterias, bares e quiosques a beira mar, tudo a pé. Está perto da Igreja Nossa Senhora D’Ajuda (padroeira de Ilhabela) e do calçadão da bela praia de embarcações.

Idealizada pelo hoteleiro Junior Joly há 30 anos, o hotel Maison Joly já hospedou artistas como a banda britânica Rolling Stones, a modelo Gisele Bündchen e serviu um jantar para o Rei da Suécia Carl Gustaf e a Rainha Silvia, na década de 90.

Antes eu abri o restaurante para depois construir o hotel, foi uma forma de tornar o local conhecido. E todos esses artistas que marcaram presença aqui no Joly foi pelo boca-a-boca da Ilha”, menciona o proprietário.

São 52 degraus até chegar à recepção. As portas são altas, e os quartos e banheiros são amplos com uma decoração mediterrânea e com vista para o mar (como no quarto 14). A vista da janela do banheiro encanta com o mar azul e no terraço do quarto é possível contemplar o pôr-do-sol pela banheira de hidromassagem.
O serviço é cordial e atencioso da recepção ao café da manhã. A atraente piscina te convida para um mergulho refrescante com vista estratégica, claro sempre para o mar. (é possível ficar na piscina até as 22h).

O Café da manhã é leve e saboroso com salada de frutas, chá de hortelã fresco, suco de laranja, pães e frios na companhia agradável dos beija-flores do lado de fora da sala de refeição envidraçada. Um detalhe importante, não esqueça de pedir pelo Ovo Joly feito pela Dona Alice – é o protagonista do café da manhã.

Para reservas, eles têm um atendimento personalizado pelo WhatsApp, procure pela Ana, ela vai te orientar na escolha do quarto, reserva de passeios e lista de restaurantes para almoço e jantar. (+55 12 98114.2289) ou visite o site: www.maisonjoly.com.br

Essa primeira edição do festival gastronômico é uma das ações do Ilhabela Convention & Visitores Bureau para atrair o turismo no período de outono em Ilhabela. A realização desse saboroso evento traz o Ilhabela Convention em parceria com o Grupo Sabores.

Os responsáveis pelo patrocínio do Festival Sabores da Praia são: GWM Motors (que nos levou em todos os restaurantes da ilha e que nos levou e nos trouxe de volta para casa – experiência incrível com o conforto e tecnologia da SUV Haval versão hibrida), Sandara Comida Libanesa Artesanal, apoio institucional da Prefeitura Municipal de Ilhabela, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Turismo, do Portal Hora Campinas e BaresSP. ( Foto divulgação)



Serviço: 1ª Festival Gastronômico Sabores da Praia – Edição Ilhabela

De 18/04 a 19/05

Mais informações ligue: (11) 9 3279-5275

www.saboresdapraia.com.br

Instagram: @saboresdapraia @ilhabelaconvention

Fotos: Empratado