Cardapios

A virtuosidade gastronômica do Mont Cristo Wine Bar


Postada em 04/03/2024 às 16:32
Por Glaucia Balbachan


Sabores mediterrâneos

O Mont Cristo Wine Bar é uma tríade formada por loja de vinhos, bar de vinhos e restaurante e para aqueles que apreciam um bom drink, há opções originais assinadas pelo bartender Leonardo Silva. ( foto: Drink Rimini Montcristo)

No que se refere à rótulos de vinhos, o portifólio da loja é o mesmo da carta da casa, logo, aquele vinho que você gostou pode levar para casa. Mas a ideia é que o habitué aproveite a experiência nas enomatics primeiro.

Localizado em Santo André, no ABC Paulista, o Mont Cristo foi idealizado pelo empresário e apaixonado por vinhos, Cesar Marchetti. O que torna a casa diferente das outras são rótulos de vinhos raros e luxuosos do velho e novo mundo, que estão sempre disponíveis nas máquinas.

A gastronomia que privilegiamos hoje é cheia de minúcias de detalhes, onde as mãos virtuosas do chef Manuel Bernardo destaca de forma sublime. A cozinha é voltada para as receitas mediterrâneas com frutos do mar como protagonista.

Quem faz as honras da casa é o maître João Batista da Silva, que sugeriu como entrada o Tartar de Salmão. Defumado e fresco é boa opção nesses dias quentes. Para comer com as mãos o salmão chega acomodado em folhas de endívias frescas e temperadas. É adorável! Harmonize com uma taça de Chardonnay italiano fresco da enomatic.

Como prato principal o chef preparou a Lagosta Thermidor (lagosta grelhada, flambada no conhaque com mostarda dijon, páprica doce, creme de leite fresco e ervas finas). No mínimo colossal no sabor.

A cozinha do Mont Cristo é versátil e intrigante, porque faz com que você consiga provar rótulos diversos em taça e aproveitar pratos bem executados em uma atmosfera dividida entre dois andares que mesclam decoração clean e agradável. Você pode ter surpresas vibrantes quando você for visitar a casa e as enomatics.

Por fim, um Creme Brullée clássico e levinho e crocante. (a sobremesa francesa está neste momento nos nosso stories, corre lá pra ver).
A proposta gastronômica é suntuosa e equilibrada nos temperos e o serviço cordial e irretocável. Ainda voltaremos para provar o Risoto de vieiras. Vá e aproveite a experiência sem pressa.


Em entrevista rápida conversamos com o gerente de vendas da casa, Rafael Oliveira sobre os rótulos do Mont Cristo:

Empratado: Quantos rótulos a casa disponibiliza atualmente?
Rafael: Atualmente em meio a mudança de portfólio o Mont Cristo conta com 400 rótulos.

Empratado: Que países são mais consumidos?
Rafael: Argentina, Espanha, Califórnia, Portugal, e os mais exóticos como Libano, Israel e Marrocos.

Empratado: Quais são os rótulos favoritos dos habitués?
Rafael: As grandes marcas são sempre um destaque para o consumo em nosso restaurante. (Cartuxa, Pêra-Manca, Angélica, Monte Alpha, Antinori, Marques de Riscal, Protos, Milla Cala, Vik, Carmin de Peumo, Don Melchor, Purple Angel entre outros grandes rótulos.

Empratado: Quais são os critérios usados na escolha dos rótulos das enomatics?
Rafael: Hoje priorizamos os vinhos mais exóticos, tanto como país, casta e safras mais antigas.

Empratado: De quanto em quanto tempo é trocado ou aumentado o portfólio da Mont Cristo?
Rafael: Não temos um portfólio fixo, pois trabalhamos com mais de 30 importadoras diferentes, priorizamos ter o que os clientes nos solicitam, e as marcas que são consolidadas no mercado do vinho.

Empratado: Qual o valor da garrafa mais barata e da mais cara na casa?
Rafael: Hoje o melhor custo x benefício que temos no Mont Cristo é o vinho Winemaker's Secret Barrels Red Blend, vinho chileno de médio corpo, com aromas frutado e macio no paladar, o investimento neste rótulo é de apenas R$ 99,00 reais.

R: A garrafa de maior valor agregado que se encontra no Mont Cristo é o vinho de sobremesa Château D'Yquem Sauternes safra 1989, um verdadeiro Néctar. Único 1er Cru Supérieur de Sauternes na classificação de 1855, este château é capaz de criar vinhos singulares, mas temos algumas pérolas com valores maiores que estão guardados na adega particular do nosso anfitrião César Marchetti.


Serviço: Mont Cristo Wine Bar

Rua das Figueiras,631 – Santo André/SP

Tel: (11) 97223-4028

www.montcristo.com.br

Instagram: @montcristowinebar

Fotos: Empratado