Goles Velho Mundo

A 1ª edição do Foire Aux Vins da Chez France


Postada em 23/10/2023 às 16:49
Por Glaucia Balbachan


O mês de setembro foi marcado pela primeira edição em formato presencial da feira de vinhos Foire Aux Vins, da importadora franco-brasileira Chez France.

O Foire Aux Vins foi uma imersão repleta de sabor, tradição e história com a presença dos produtores nas feiras que aconteceram em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília e Recife, onde a França, Espanha, Portugal e Grécia foram as protagonistas do evento grandioso.

No dia 25/09 pela manhã aconteceu uma masterclass com 9 produtores com degustação comentada para a imprensa do vinho. Falamos com um dos sócios Eduardo Cavalcanti, que antes de ser sócio foi um apreciador e consumidor de vinhos da Chez France, tempos depois. “Mesmo com mais de uma década de importadora, esse ano foi o momento perfeito para a estreia do Foire Aux Vins”.

Provamos diversas AOC francesas, bons Pinots da Borgonha, rosés da Provence, um branco da Córsega, adoráveis borbulhas de Champagne, um Gamay gastronômico e até um imponente e super aromático Cognac 1er Cru. Mas os nossos rótulos favoritos ficaram por conta do blend tinto da região do Côtes du Rhône, o Famille Jaume Altitude 420 – safra 2020. Na AOC Vinsobres, trata-se de um 60% Grenache e 40% Syrah, que resultou em fruta marcada por uma alta e deliciosa acidez em taninos bem equilibrados. Belíssimo com todos os superlativos.

Já o rótulo Bien-Aimée de Fleur de Lisse Saint-Émilion - safra 2019, tem aromas e sabores da França, é como viajar pra lá. É um 65% Cabernet Franc e 35% de Merlot envolvidos em acidez gostosa e taninos aveludados. É biodinâmico e muito gastronômico, mas poderia ser apreciado sozinho mesmo. Ambos os tintos franceses beiram a emoção.

No que se refere a feira de vinhos do velho mundo, é notável que a marca Chez France seja uma importadora com história, cuidado e mãos virtuosas na escolha de vinhos exuberantes e inspiradores para o paladar do brasileiro.

Fundada em 2012, a Chez France sempre trabalhou com a ótica direcionada na importação nos vinhos do velho mundo. Seu diferencial são rótulos de pequenos e especiais produtores, vinhos diretos de vignerons de olhos cuidadosos em seus vinhos.

O idealizador da Chez France é o francês Philiphe Ormancey, que tomou a frente do MKT e exportação da marca , onde escolhe os rótulos a dedo desenvolvendo uma curadoria irretocável.

Atualmente o portfólio abrange a França, Itália, Portugal, Espanha e Grécia aproximando bons vinhos com bons preços para os apreciadores da bebida.


Ficamos na torcida para a próxima edição do Foire Aux Vins!

Serviço: 1ª edição presencial do Foire Aux Vins da Chez France

Instagram: @chezfrancebr

https://loja.chezfrance.com.br

Fotos: Empratado