Goles Novo Mundo

Especial Frades enólogos: Vinícola Cave dos Frades


Postada em 10/04/2022 às 22:09
Por Glaucia Balbachan


A relação entre monges, frades e vinificação é muito antiga. Suas origens estão concentradas na Europa e tem quase 200 anos de história. Para manter a igreja, frades produziam queijos, cervejas, pães, mel e vinho para venda.

O inicio do século XII, monges e freiras em mosteiros na França trabalhavam como guardiões do conhecimento da vinificação, em períodos que a guerra devastou parte da Europa.

Alguns monges por seu trabalho na vinificação ganharam notoriedade na história do vinho como o francês Dom Perignon, que desenvolveu muitas técnicas para a viticultura local e mundial, além de ter sido o primeiro monge produtor a fazer um vinho branco com casta tinta. Hoje é um dos Champagnes mais importantes da França.

E aqui no Brasil, essa tradição se estende com a Cave dos Frades, que deu início na vinda dos freis Capuchinhos da França para o Sul do país no século XIX, mas a história da vinícola brasileira ministradas pelos capuchinhos, começou a ser escrita em 1949 com a construção do Seminário Santo Antônio, na região da Vila Flores, na Serra Gaúcha.

Para sustentar quase 300 seminaristas, os freis de ordem franciscana começaram vários cultivos entre eles; o da produção de vinhos. O responsável pela viticultura do seminário foi por muitos anos, o Frei Fabiano Cavalca, que começou o plantio das primeiras trezentas mudas de videiras, onde a vinícola segue na produção de rótulos de qualidade superlativa.

Atualmente a Cave dos Frades produz vinhos finos, vinhos de mesa, vinhos para missa, espumantes, sucos, frisantes e mel, além de atrair visitantes com o seu enoturismo.

Hoje destacaremos os vinhos finos da linha Tenerezza, que costumam esgotam no e-commerce da vinícola.

Tenerezza Chardonnay 2020

Trata-se de um Chardonnay elegante e complexo a cada gole. Com alta intensidade aromática, traz abacaxi, pera, notas cítricas de limão siciliano, toque abaunilhado e lácteo por conta da passagem por carvalho francês por 7 meses.
No paladar notas de especiarias doce, avelã, acidez equilibrada, cremosidade e frutas tropicais no fim da taça. É de beber rezando. Costuma fazer boa companhia com queijos cremosos, camarões grelhados e risoto de frutos do mar.

Tenerezza Cabernet Franc 2019

Temos uma queda por Cabernet Franc. Em especial, o Tenerezza Cabernet Franc safra 2019 traz na sua apresentação, cor violeta intenso, reflexo turvo e com sedimentos - Adoramos essas características.
Os aromas reservam frutas vermelhas, ameixa, cereja, cassis, especiarias como pimenta preta e um floral de violeta. No paladar é elegante, equilibrado, com acidez na medida certa e taninos maduros e macios. É longo e marcante.
É uma companhia harmônica com charcutaria, queijos maturados, Carré de cordeiro ou File Oswaldo Aranha.

Vino Santo

Que grata surpresa. É um vinho de sobremesa feito com a variedade Isabel, equilibrado, licoroso e de alta intensidade aromática. Frutas em compota, ameixa seca, banana passa e avelã.
No paladar é concentrado, aveludado, com boa acidez que contrabalanceia com o dulçor. É perfeito com uma tábua de queijos variados.

Serviço: Cave dos Frades

Rua do Seminário, 290 A – Centro – Vila Flores/RS

Tel (whatsapp): +5554 3447.4343

www.cavedosfrades.com.br

Fotos: Divulgação