08/05/2017 às 00:55

Viagem ao Chile: O Escudo Rojo de Baron Philippe de Rothschild no Maipo


O Maipo e seu solo incomparável

A marca francesa Baron Philippe de Rothschild se instalou no Vale do Maipo em 1990 e de lá pra cá cada vez mais solidifica suas tradições de vinificação francesa em solo chileno.

 Foto: O enólogo chefe Emmanuel Riffaud

Em 1999 nasce o Escudo Rojo de Baron Philippe de Roschild no Maipo. Atualmente a viña tem 60 hectares, mas conta com outros vinhedos como em Talca na região do Maule, Casa Blanca e Viña Maipo no Vale do Maipo.

Á frente da vinícola está o enólogo chefe Emmanuel Riffaud, que nos conta um pouco sobre a marca francesa no Chile. “O nome Escuro Rojo significa na língua espanhola Rothschild. É a mais importante marca de confiança. A filosofia é de terroir chileno com estilo de vinificação bordalesa. Entre as parreiras há vinhas plantadas desde 2003 e 1997.”, menciona Riffaud.

A área da vinícola soma 60 hectares e as castas principais cultivadas são: Cabernet Sauvignon e Syrah por causa das condições do solo. O processo de vinificação é feito como nos chateaux franceses, contudo, aconteceram adaptações para preservar a integridade das uvas. No processo de colheita as uvas vão chegando e o trabalho é feito por sistema informatizado e cada parcela de uva que chega na bodega fica registrado. A tecnologia de ponta ajuda na organização, que pode ser controlada por tablet ou telefone celular.

Dentro da Bodega

O conceito de tecnologia e tradição caminham juntos. Desde o processo de seleção que é bastante tradicional até o uso das prensas que são típicas no Chateau Mouton Rothschild.

Recém chegadas da colheita, as uvas entram pela parte de cima da bodega e vão descendo pouco a pouco direto para as cubas. Há uma pré-fermentação a frio (entre 5º e 6º C), para ser obtida toda fruta que se necessita. Em seguida acontece o método tradicional de fermentação mais clássico, bem aos moldes de um château. Todos os dias são feitas degustações direto das cubas durante a vinificação.

No local a tecnologia acompanha a produção no engarrafamento, na introdução das capsulas e rótulos. A linha de produção é organizada e permite o processo com tecnologia até que as garrafas se encontrem embaladas dentro das caixas.

Em degustação apresentada por Emmanuel Riffaud, tivemos uma aula de história sobre a família Rothschild e sua trajetória até chegar com sua filosofia e paixão por vinhos no Chile. Em seguida nos foi apresentado os rótulos para a degustação. Uma das características mais importantes dos vinhos da Escudo Rojo é a personalidade que o vinho traz. Com estilo francês começamos com o Escudo Rojo Sauvignon Blanc 2016.


Expressivo nos aromas o Branco traz frutas vermelhas, frescor e mineralidade. No paladar acidez marcada e saborosa com maçã verde no final.

Em seguida chegou o Escudo Rojo Rose - Safra 2016. Frutas vermelhas, mineralidade e notas florais fazem parte dos aromas deste Rose com tons salmão na cor. Na boca é bem refrescante com morango fresco, delicadeza e final marcante.

Entre os tintos o Escudo Rojo Syrah – Safra 2015 traz alta intensidade aromática de frutas vermelhas, notas de tabaco e tostados. Na boca é agradável, fácil de beber e com taninos macios.

Por fim o Escudo Rojo Carménère – Safra 2015 é elaborado de terroir distintos, que nos confere frutas negras, tostados, cacau e notas herbáceas leves nos aromas. Na boca é equilibrado, saboroso com taninos suaves, frescor e vontade de tomar mais uma taça.

Serviço: Baron Philippe de Rothschild Maipo Chile

Escudo Rojo

Valle de Maipo - Chile

www.bpdr.com

No Brasil: Empório Santa Luzia

www.santaluzia.com.br

Fotos: Site Empratado



O Empratado é uma página de jornalismo enogastronômico, que dá dicas semanais sobre o que acontece no mundo gourmet dentro e fora do Brasil. São sempre novidades fresquinhas sobre produtos, restaurantes, bares, novos pratos, pratos clássicos, entrevistas, presença de personalidades envolvidas com a arte do bem comer, receitas, histórias, vinhos, cervejas e matérias sobre os pequenos "achados" saborosos da baixa e alta gastronomia.
O site Empratado é independente e todos os estabelecimentos pautados pela página são isentos de qualquer tipo de pagamento que possam induzir opiniões nos textos ou resenhas de avaliação.
Você também pode nos acompanhar nas redes sociais.

O site Empratado é independente e todos os estabelecimentos pautados pela página são isentos de qualquer tipo de pagamento que possam induzir opiniões nos textos ou resenhas de avaliação.
Você também pode nos acompanhar nas redes sociais.

Empratado 2016 | Todos os direitos são reservados. Desenvolvimento: Leo Lima Tecnologia | Arte e Design Concept: Stone Studio.