02/05/2017 às 14:24

Conexão Chile: A enologia artesanal da Ventolera Wines no Vale de Leyda


Cultivo Autossustentável

Cruzando o portão principal, o caminho é cercado por longas árvores de eucalipto até a porta da Viña. Ventolera Wines é uma propriedade pioneira do Vale de Leyda. As variedades plantadas são Sauvignon Blanc, Chardonnay, Syrah e Pinot Noir.

Foto: O enólogo Stefano Gandolini nos conduzindo até a viña

A viña está a 12 km do Oceano Pacifico, logo é uma região bem mais fresca por influencia marítima. A temperatura fica mais baixa normalmente entre 13º e 14º C e os ventos funcionam como um ar condicionado constante e isso é muito bom para as cepas Pinot Noir e Sauvignon Blanc.

O enólogo responsável pela vinícola de vinhos frescos em Leyda é Stefano Gandolini – o mesmo da Viña Gandolini Wines do Maipo Andes. A história na Ventolera começou em 2008, mas Gandolini se uniu ao grupo no ano de 2011, apresentando o resultado de vinhos expressivos.

O nome Ventolera se refere ao local que venta bastante e o terreno foi estratégico para a escolha do cultivo de algumas variedades. Atualmente são plantados 140 hectares de uva.

Foto: Ventolera Wines

Sustentável, há três reservatórios de água que são captados pelas águas das chuvas durante o inverno e que se tornam suficientes para regar as vinhas durante todo o período quente do verão. E com os ventos as uvas nas parreiras se mantém secas e não há nada de umidade e tão pouco botrytis, como por exemplo na região de Casa Blanca, que é mais comum chegar nas cepas.

O solo traz características rochosas em especial graníticas entre longas raízes. Os vinhedos são equilibrados e os cachos ficam frios todo o tempo por conta dos ventos – isso garante vinhos bem frescos conta Stefano “A colheita é feita manualmente e as uvas são concentradas nos pequenos cachos. O objetivo é cultivar as melhores uvas em harmonia com o meio ambiente”.

Na vinícola para o inicio do tasting dos vinhos, demos uma passada rápida dentro do museu de motos localizado dentro das instalações da propriedade. Na degustação provamos cinco rótulos sendo o primeiro O Sauvignon Blanc Litoral 2016.

De edição limitada traz amarelo vivo. O Sauvignon Blanc da Ventolera safra 2016 é fresco, mineral, com aromas de maracujá, limão e frutas cítricas. O perfil aromático é persistente e agradável. É um vinho jovem para pessoas jovens. O rótulo é divertido e diz muito o que tem dentro da garrafa. Na boca tem delicadeza, persistência e acidez deliciosa que te faz salivar e querer tomar mais uma taça. Teor alcoólico: 13,5%.

Ventolera Sauvignon Blanc – 2016
É quase transparente de tão claro na cor. No nariz é fresco, mineral e com notas herbáceas. Na boca traz acidez equilibrada, persistência, sabor e fruta amarela (maracujá) no final. Teor alcoólico: 13,5%.

Cerro Alegre – Sauvignon Blanc 2014
O rótulo é ótimo e traz uma pegada jovem. O processo de envelhecimento acontece em tanques de aço inox. É mais complexo e a mineralidade é mais acentuada, por conta das pedras de granito. É frutado com boa acidez e tem elegância. Na boca é saboroso e marcante no final. Teor alcoólico: 13,5%

Ventolera Pinot Noir 2014
Os vinhos da marca Ventolera têm como característica muito frescor por conta da região que venta de demasia. O rótulo traz uma árvore envergada pela força dos ventos. É um Pinot complexo com ameixa, tostados, tabaco e frutas negras. Há ainda notas aromáticas salgadas nos aromas. Na boca é marcante, com taninos macios e fim agradável. Teor alcoólico: 14%.

Foto: Ventolera Wines

Ventolera Litoral Pinot Noir 2013
É um Pinot leve de veraneio. Nos aromas uva passa e muito frescor. Na boca a persistência é menor, com acidez equilibrada e fim frutado. Teor alcoólico: 14%.

Posteriormente tivemos um jantar harmonizado pelo chef e sommelier Francisco Klimscha Bittig em Santiago, que fechou o dia de maneira memorável. Entre os rótulos presentes na noite gastronômica: Gandolini Wines, Ventolera e a Grappa da Viña chilena como um mimo extra.

 

Serviço: Ventolera Wines

San Juan, Valle de Leyda / Chile

www.ventolerawines.com

[email protected] ou Tel: +56 2 2955 5486

Importador no Brasil – Wine & Co.

www.wine-co.com.br

Fotos: Site Empratado

 



O Empratado é uma página de jornalismo enogastronômico, que dá dicas semanais sobre o que acontece no mundo gourmet dentro e fora do Brasil. São sempre novidades fresquinhas sobre produtos, restaurantes, bares, novos pratos, pratos clássicos, entrevistas, presença de personalidades envolvidas com a arte do bem comer, receitas, histórias, vinhos, cervejas e matérias sobre os pequenos "achados" saborosos da baixa e alta gastronomia.
O site Empratado é independente e todos os estabelecimentos pautados pela página são isentos de qualquer tipo de pagamento que possam induzir opiniões nos textos ou resenhas de avaliação.
Você também pode nos acompanhar nas redes sociais.

O site Empratado é independente e todos os estabelecimentos pautados pela página são isentos de qualquer tipo de pagamento que possam induzir opiniões nos textos ou resenhas de avaliação.
Você também pode nos acompanhar nas redes sociais.

Empratado 2016 | Todos os direitos são reservados. Desenvolvimento: Leo Lima Tecnologia | Arte e Design Concept: Stone Studio.