30/04/2017 às 19:24

O Grand Cru do Maipo Andes: O vinho e o terroir da Gandolini Wines no Chile


Foto: Gandolini Wines

Estamos em Maipo Andes – Local que faz parte da formação de três importantes comunas no Vale do Maipo. Conhecida como um dos melhores terroir para o cultivo de Cabernet Sauvignon, no Chile. Com vista impressionante a vinícola Gandolini está apenas há 2 km das Cordilheiras dos Andes.

Para entender mais sobre o assunto, a conversa foi entre os vinhedos de Cabernet Sauvignon na presença do proprietário e enólogo Stefano Gandolini, que nos colocou dentro de uma calicata para mostrar detalhadamente sobre o solo do qual seus vinhedos estão plantados. No caso da Cabernet Sauvignon é uma variedade que gosta do calor, mas não em demasia e gosta do clima mais fresco durante a noite”, menciona o enólogo.

Na calicata Gandolini nos apresenta um solo específico – há muitas raízes, pedras de rio, areia e muita argila, que compõe o solo único da Viña e a cepa absorve todos esses nutrientes.

Foto: O jornalista Beto Duarte e o enólogo Stefano Gandolini

Cada planta produz 1 kg de uvas e para produzir uma garrafa é necessário o cultivo de duas plantas. Os cachos são pequenos e com muita concentração.

Foto: O proprietário e enólogo Stefano Gandolini

O projeto da vinícola começou em 2000, Na mesma propriedade se plantava batatas antes das uvas e calicatas foram abertas em todo o terreno para conhecer o solo.

Depois da compra da propriedade, Stefano nos conta que teve que esperar 10 anos pra realmente a trabalhar com a vinificação. “Para ter um bom vinho é necessário tempo para que a planta amadureça no solo. Nos primeiros anos temos bons vinhos, mas não grandes vinhos com complexidade”, conta Gandolini.

Em 2011 Stefano se associou a um empresário chileno e funda a vinícola Gandolini Wines. Stefano ainda conta que: “Vinho é tempo é paciência e com bom solo, bom terroir, fermentação longa, 2 anos de envelhecimento em barrica e mais um ano na garrafa, o vinho sai para o mercado – são longos projetos de vida e nossa primeira venda se deu em 2014”.

Um dos segredos fundamentais na hora da vinificação é a colheita, que é feita a mão e logo cedo, a fruta precisa estar fresca ainda para chegar aos tanques. Tudo é fermentado separadamente e para o envelhecimento o vinho vai para barricas de carvalho novas.

No tasting conhecemos a linha Las 3 Marias um Cabernet Sauvignon de qualidade superlativa e que nos impressionou principalmente na alta intensidade aromática. O nome do vinho é uma homenagem as três Marias da vida de Stefano – sua avó, sua mãe e sua esposa – todas Marias.

Encantador nos aromas e paladar o rótulo delicado que traz uma mulher e um pássaro teve nota de 93 pontos pelo conceituado Guia chileno Descorchados de 2017. Provamos duas garrafas e a safra de 2012 foi uma boa surpresa tanto no nariz quanto na boca.

Com passagem por 21 meses em carvalho francês, o Cabernet Sauvignon de Gandolini é complexo, vivo, fresco, frutado em especial frutas vermelhas, cassis, além de menta, tostados, cacau e notas de violeta. Na boca é equilibrado, encorpado, gastronômico, com taninos aveludados e final longo e marcante. É um belo vinho. Tem que provar! Teor alcoólico - 14% (importado pela Wine % Co).

Trata-se de um vinho de terroir, que fala e reflete do local de origem. Que expressa caráter e essência, além de fruta nítida, equilíbrio e vivacidade. Vão ainda falar muito desse vinho.

 


Serviço: Gandolini Wines

D.O Maipo Andes – Cabernet Sauvignon – Chile

www.gandolini.com

Importador no Brasil – Wine & Co.

Rua General Eloy Alfaro, 28/32

www.wine-co.com.br

Fotos: Site Empratado



O Empratado é uma página de jornalismo enogastronômico, que dá dicas semanais sobre o que acontece no mundo gourmet dentro e fora do Brasil. São sempre novidades fresquinhas sobre produtos, restaurantes, bares, novos pratos, pratos clássicos, entrevistas, presença de personalidades envolvidas com a arte do bem comer, receitas, histórias, vinhos, cervejas e matérias sobre os pequenos "achados" saborosos da baixa e alta gastronomia.
O site Empratado é independente e todos os estabelecimentos pautados pela página são isentos de qualquer tipo de pagamento que possam induzir opiniões nos textos ou resenhas de avaliação.
Você também pode nos acompanhar nas redes sociais.

O site Empratado é independente e todos os estabelecimentos pautados pela página são isentos de qualquer tipo de pagamento que possam induzir opiniões nos textos ou resenhas de avaliação.
Você também pode nos acompanhar nas redes sociais.

Empratado 2016 | Todos os direitos são reservados. Desenvolvimento: Leo Lima Tecnologia | Arte e Design Concept: Stone Studio.