23/04/2017 às 20:45

Especial Chile: A Viña Maquis e seu terroir único


Trata-se de uma das vinícolas chilenas que mais dá atenção ao cuidado com o equilíbrio do ecossistema, com a sustentabilidade e com o seu terroir. A Viña Maquis é grandiosa e encantadora pela beleza natural e por sua filosofia orgânica.

Localizada no Vale de Colchagua, chegamos à vinícola e já fomos recebidos por lindas oliveiras carregadas de azeitonas logo na entrada da viña e numa conversa com o enólogo Rodrigo Romero falamos do terroir local.

Com lindos vinhedos a se perder de vista, são 140 hectares plantados das variedades: Syrah, Petit Verdot, Cabernet Sauvignon e Malbec. Além da Carménére e Cabernet Franc, que são as uvas mais importantes da niña por conta do solo.

Uma das características principais da Maquis é o terroir privilegiado por estar entre os Rios Chimbarongo e Tinguiririca. Por conta dessa influencia fluvial formou-se solos que marcam totalmente o estilo dos vinhos da marca. A cada calicata aberta se encontra muita argila entre as pedras.

Ainda por consequência dos rios o solo da viña é mais frio – isso ocasiona equilíbrio, maturação mais lenta e aromas e sabores mais frescos no vinho.

A bodega foi construída em 1923 e armazenamento em toneis de cimento era algo constante pela família Hurtado. Com capacidade de 1 milhão de litros são utilizados todos os dias, não para a fermentação, mas para guardar o vinho.

No quesito sustentabilidade, a Maquis é a única bodega que utiliza energia geotérmica para o cultivo das vinhas. A água é retirada a mais de 100 metros de profundidade dos rios para a irrigação das plantas e o restante vai para os tanques que são uma espécie de reservatório ambiental.

A vinícola tem um corredor biológico que coloca em contato árvores nativas, ervas como: sálvia, alecrim, flores do campo, lavanda, eucalipto entre outros – É lindo, aromático, colorido e tem como objetivo permitir na ajuda do cuidado das uvas e do controle de pragas. O responsável pela ideia de implantar o corredor de plantas para o equilíbrio do ecossistema e cultivo orgânico das uvas é o gerente geral e enólogo da vinícola Ricardo Rivadeneira Hurtado.

Depois de uma visita guiada com detalhes do terroir comentados pelo enólogo Rodrigo Romero, partimos para o tasting orgãnico com os rótulos da Maquis que homenageia a cultura indígena Mapuche.

Começamos com o Maquis Rosé 2016, que é um lançamento no Brasil - um corte de Malbec com Cabernet Franc. Flor, fruta (morango fresco) e notas cítricas bem agradáveis são encontradas nos aromas. Na boca é bem elegante e concentrado. Se intensifica com o frescor e traz boa persistência final. Teor alcoólico: 12%.

Em seguida partimos para o Carménère 2014. Atípico, não tem aquelas notas herbáceas tão destacadas, e pelo contrário, traz aromas de especiarias, lavanda, frutas vermelhas e pimenta preta. Uma delicia. Com passagem de 12 meses no carvalho de primeiro e segundo uso confere um vinho intenso, saboroso, com taninos macios e final frutado e longo. Tero alccolico: 13,5%.

O Maquis Lien que teve 93 pontos nos Descorchados 2014 – é um blend bem saboroso de Cabernet Franc, Carménère, Petit Verdot e Syrah. É um vinho concentrado e elegante na boca e nariz. Com passagem por 18 meses por carvalho francês traz notas florais de violeta, frutas negras como amoras maduras, ameixas, pimenta preta, chocolate e noz-moscada. Na boca é estruturado, com fruta fresca, boa acidez, frescor e taninos bem trabalhos. Nosso favorito do tasting. Teor alcoólico: 13,5%.

O Maquis Viola – É um Carménère que é unido a 15% de Cabernet Franc. É um vinho intenso e inesquecível no nariz. Traz frutas negras e vermelhas já maduras, um exemplo disso são as amoras que chamam bem atenção no vinho. Pimenta preta, notas herbais e frescor estão presentes nos aromas. Na boca é fresco e com taninos aveludados. Apresenta acidez equilibrada, elegância na boca e final potente. Valor alcoólico: 13,5%.

O Maquis Franco é um varietal vibrante. Somos suspeitos para falar da variedade Cabernet Franc.. Adoramos essa uva. No nariz o vinho é complexo com frutas como: amora, cassis, mirtilo e figos. Tem notas terrosas e é elegante do inicio ao fim. Quem que provar! Teor alcoólico: 14%.

Dos premiuns partimos para os rótulos Winemaker’s Selection com o Calcu safra 2011. É um assemblage de Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc e Carménére. É um vinho feito de três diferentes terroir chilenos. O Cabernet Sauvignon foi colhido no sopé da Cordilheira dos Andres, o Cabernet Franc do vinhedo central do Colchagua e a Carménère dos vinhedos em Marchihue. Com alta intensidade aromática o vinho confere notas de tostados e frutos negros como amoras e ameixas. Na boca traz mineralidade, frescor, equilíbrio. Taninos macios e final persistente e destacado.

E fechamos com o Futa safra 2010 (que significa magnífico na língua indígena). Elaborado com as melhores uvas dos vinhedos mais preciosos da família Hurtado, fechamos o tasting com o Cabernet Sauvignon cheio de frutas maduras, especiarias, baunilha, tostados e notas florais de violeta. Na boca os taninos são doces e perceptivos é estruturado e com o fim longo e saboroso.

Já fez enoturismo? Que vinícola já visitou? Nos conte sua experiência.

Serviço: Viña Maquis

Los Militares 4777, of. 603, 

Benjamín 2965, Las Condes

Santiago – Chile

Tel: +56 2 23741801

[email protected]

www.maquis.cl

Instagram Viña Maquis: @maquiswines / Facebook:www.facebook.com/MaquisWines

Importadora no Brasil (para Maquis): Domno – www.domno.com.br

Importadora no Brasil ( para Calcu): Vinhos do Mundo - www.vinhosdomundo.com.br

Fotos: Site Empratado



O Empratado é uma página de jornalismo enogastronômico, que dá dicas semanais sobre o que acontece no mundo gourmet dentro e fora do Brasil. São sempre novidades fresquinhas sobre produtos, restaurantes, bares, novos pratos, pratos clássicos, entrevistas, presença de personalidades envolvidas com a arte do bem comer, receitas, histórias, vinhos, cervejas e matérias sobre os pequenos "achados" saborosos da baixa e alta gastronomia.
O site Empratado é independente e todos os estabelecimentos pautados pela página são isentos de qualquer tipo de pagamento que possam induzir opiniões nos textos ou resenhas de avaliação.
Você também pode nos acompanhar nas redes sociais.

O site Empratado é independente e todos os estabelecimentos pautados pela página são isentos de qualquer tipo de pagamento que possam induzir opiniões nos textos ou resenhas de avaliação.
Você também pode nos acompanhar nas redes sociais.

Empratado 2016 | Todos os direitos são reservados. Desenvolvimento: Leo Lima Tecnologia | Arte e Design Concept: Stone Studio.