20/04/2017 às 01:39

Viña Vik: A primeira vinícola holística do mundo


O equilíbrio da natureza com a tecnologia

Não há quem não se impressione ao chegar à Viña Vik. A estrutura inteligente desenvolvida para não haver consumo de eletricidade, para que não haja desperdício de água ou mesmo qualquer descuido com as vinhas plantadas foi pensado minuciosamente antes de tudo até o conceito nascer.

A bodega Vik foi inaugurada no mesmo período que o hotel foi aberto ao público – há dois anos. São 380 hectares de vinhedos plantados em uma estrutura bastante contemporânea em forma de arco. O espelho d’água é marcado por pontos específicos por pedras de granito do local, que ganha assinatura do arquiteto chileno Smilian Radic.

Com a primeira sagra de 2009 a vinícola consagrou a elaboração de um único tipo de vinho com corte aproximado ao de Bordeaux: um assemblage de Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Carménère, Syrah e Merlot.

Na parte de dentro da bodega são utilizadas 1600 barricas de carvalho francês de primeiro uso, além das cubas de fermentação. O trabalho é totalmente sustentável com o consumo de energia solar, água reaproveitada da chuva e armazenada em um lago para o trabalho de irrigação dos vinhedos.

Trata-se de um conceito holístico que equilibra o homem, a terra, a natureza, o clima e a tecnologia. É a primeira vinícola holística do mundo. A filosofia de trabalho com o cultivo e vinificação é orgânica e biodinâmica.

A colheita é sempre feita à noite e finalizada às 6h da manhã para que não haja inicio de fermentação. Não há nenhum tipo de interferência com as uvas – tudo está em comunhão com o ecossistema. Perto da costa a viña foi construída onde a circulação de ar esfria o local naturalmente.

Como o espelho d’água fica bem acima da adega com as barricas – o local se mantém frio e úmido sem ter a necessidade do uso do ar condicionado.Todas as variedades envelhecem no carvalho separadamente por 23 meses e depois é feito a mescla.

Localizado em Millahue (que significa lugar de ouro) no Vale de Cachapoal, os vinhedos são lindos e se perdem aos olhos. Os parreirais foram estrategicamente plantados na direção do nascer do sol – impressionantemente organizado e pensado desde o primeiro processo de plantio até o engarrafamento do vinho.

Depois de longos corredores escuros na parte subterrânea, passamos pelas barricas até chegar a sala de degustação. Conceito de arquitetura, arte e natureza num único espaço, onde o vinho é a estrela máxima.

A degustação foi guiada pelo sommelier Hector Moya, onde nos apresentou oito amostras de vinho sendo: Milla Cala 2012, amostras de Cabernet franc, Merlot, Cabernet Sauvigno, Syrah e Carménère. O melhor é que pudemos fazer o nosso próprio blend na hora da degustação. E por fim fechamos a experiência com o VIK 2011, que nos conferiu muita fruta fresca, complexidade, juventude, taninos presentes e bem domado e um final nada latente.

A maior característica dos vinhos Vik é a estrutura, aroma e fruta presente. A complexidade nos aromas surpreende tanto quanto ao paladar. O Carménére deles não tem nada de pimentão – do contrário, pimenta preta e outras especiarias se pronunciam. Há notas de flores como violeta e lavanda no Syrah, frutas como cassis, amoras e cerejas, que tomam conta das Cabernet Sauvignon e Franc, além de menta, chocolate e tostados, que chegam de forma elegante e marcante no vinho. Uma experiência que deve ser repetida, certamente.

Conhece o Chile? Já foi até a Viña Vik? Nos conte sua experiência!

Serviço: Viña Vik
Hacienda Vik – Millahue, s/n. San Vincente de Tagua Tagua – Chile
+56 995349437
www.vinavik.com

Fotos: Site Empratado



O Empratado é uma página de jornalismo enogastronômico, que dá dicas semanais sobre o que acontece no mundo gourmet dentro e fora do Brasil. São sempre novidades fresquinhas sobre produtos, restaurantes, bares, novos pratos, pratos clássicos, entrevistas, presença de personalidades envolvidas com a arte do bem comer, receitas, histórias, vinhos, cervejas e matérias sobre os pequenos "achados" saborosos da baixa e alta gastronomia.
O site Empratado é independente e todos os estabelecimentos pautados pela página são isentos de qualquer tipo de pagamento que possam induzir opiniões nos textos ou resenhas de avaliação.
Você também pode nos acompanhar nas redes sociais.

O site Empratado é independente e todos os estabelecimentos pautados pela página são isentos de qualquer tipo de pagamento que possam induzir opiniões nos textos ou resenhas de avaliação.
Você também pode nos acompanhar nas redes sociais.

Empratado 2016 | Todos os direitos são reservados. Desenvolvimento: Leo Lima Tecnologia | Arte e Design Concept: Stone Studio.