16/04/2017 às 22:07

Chico Carreiro: Importadora carioca lança vinhos lusitanos da Vinícola Dona Berta


Do Douro direto para o Brasil

A responsável pelo projeto e pela criação da importadora carioca de vinhos é a engenheira Marly Galvão, que trabalhou por 33 anos na TV Globo no Rio de Janeiro e que antes mesmo de se aposentar já tinha a importadora em mente. Principalmente depois de visitar algumas vinícolas em Portugal, em especial na região do Douro.

Hoje uma realidade, a importadora Chico Carreiro trabalha apenas com um único produtor Dona Berta, que no ano passado foi vencedor do Festival do Vinho do Douro Superior com o Reserva Tinto 2012 levando a medalha de ouro.

A Vinícola Dona Berta que está na sua terceira geração, foi fundada em torno de 40 anos. As variedades cultivadas são: Casculho, Cornifesto, Tinta Raiz a Silveirinha, Donzelinho e Folgazão. O projeto conta com cerca de 15 hectares, onde a casta Rabigato foi uma das grandes apostas na produção pelo engenheiro eletricista Hernani Verdelho. Depois de sua morte em 2011 a vinícola ficou nas mãos de sua esposa Maria Fernanda Verdelho e filhos. Onde continuaram a produzir as variedades Tinta Roriz, Touriga Nacional, Touriga Franca, Tinta Barroca, Tinto Cão, Rabigato e Verdelho.

São vinhos elegantes e com características de tradição no trabalho principalmente com as vinhas velhas para as castas brancas. O enólogo da vinícola é Virgilio Loureiro com vasta experiência trabalhou em muitos projetos e vinícolas portuguesas. O mesmo que ajudou Adriano Miolo a instalar uma coleção de castas portuguesas em Bagé na Fortaleza do Seival.

Em tasting especial para imprensa o vinho que abriu o evento foi o Dona Berta Branco Rabigato Garrafeira 2010. Em seguida o segundo branco Vinha Centenária Reserva 2010, os Tintos Dona Berta Reserva Sousão 2013, Dona Berta Tinto Cão Reserva 2011 e o Dona Berta Reserva 2012 (único rótulo disponível no Brasil). É um corte de Tinta Rotiz, Touriga Nacional, Tinta Barroca, Tinto Cão e Touriga Franca.

Trata-se de um português elegante com frutas vermelhas nos aromas e muito frescor. Gastronômico tem boa acidez, taninos macios e persistência final. Teor alcoólico: 13,5% - Preço sugerido: R$ 150,00

 

Serviço: Vinícola Dona Berta

Importadora exclusiva: Chico Carreiro

Facebook: chicocarreirobrasil

E-mail: [email protected]

Fone: +55 21 2498-7874

WhatsApp +55 21 99138-5983

www.chicocarreiro.com.br

Fotos: Divulgação



O Empratado é uma página de jornalismo enogastronômico, que dá dicas semanais sobre o que acontece no mundo gourmet dentro e fora do Brasil. São sempre novidades fresquinhas sobre produtos, restaurantes, bares, novos pratos, pratos clássicos, entrevistas, presença de personalidades envolvidas com a arte do bem comer, receitas, histórias, vinhos, cervejas e matérias sobre os pequenos "achados" saborosos da baixa e alta gastronomia.
O site Empratado é independente e todos os estabelecimentos pautados pela página são isentos de qualquer tipo de pagamento que possam induzir opiniões nos textos ou resenhas de avaliação.
Você também pode nos acompanhar nas redes sociais.

O site Empratado é independente e todos os estabelecimentos pautados pela página são isentos de qualquer tipo de pagamento que possam induzir opiniões nos textos ou resenhas de avaliação.
Você também pode nos acompanhar nas redes sociais.

Empratado 2016 | Todos os direitos são reservados. Desenvolvimento: Leo Lima Tecnologia | Arte e Design Concept: Stone Studio.