10/04/2017 às 18:38

É dada a largada à 7ª edição do Malbec World Day 2017 em São Paulo


A cada Malbec World Day é sempre uma surpresa boa vinda do conjunto WofA, corporação Vitivinícola Argentina e Ministério das Relações Exteriores e Culto da República Argentina.

Sim, a uva icônica Malbec é o coração da Argentina. O responsável a trazer a cepa francesa para a Argentina foi o francês Michel Aimé Pouget (1821-1875), que contratado por Domingo Faustino Sarmiento veio para projetos e melhorias do cultivo de novas variedades de uva. A malbec se adaptou incrivelmente bem no pais por conta do terroir e geografia. Com o sucesso e prestigio da variedade e com o apoio do Governo de Mendoza foi aprovado o projeto perante à Assembleia legislativa, onde a data oficial de 17 de abril de 1853 tornou o dia mundial da Malbec.

Com o objetivo de aproximar o vinho argentino feito da uva Malbec, São Paulo inicia as comemorações que darão inicio no dia 7 até 30 de abril. No total serão 12 restaurantes com trinta e uma unidades na cidade. Restaurante farão pratos para harmonizar com o vinho que será servido em garrafa ou taça a preços atraentes. Serão Malbec de diversos estilos desde o mais simples ao mais complexo.

Os restaurantes participantes do Malbec World Day são: Barbacoa, Bráz Pizzaria, Charlô Bistrô, Corrientes 348, Ca’d’ Oro, Maremonti, NB Steak, Pobre Juan, Pomodori, Rubaiyat, Vinheria Percussi e Zucco.

A abertura do evento aconteceu dia 7 de abril em um almoço especial com a presença do Cônsul Geral da República Argentina Luis A. Castillo na companhia da Wines of Argentina e imprensa. O local escolhido foi um dos restaurantes participantes - Pobre Juan. Na ocasião foram degustados quatro rótulos de Malbec distintos e saborosos.

A primeira amostra veio do produtor Lagarde – Reserva Malbec 2011. Delicia de vinho. Tem passagem por barrica francesa e americana. No nariz ele apresenta frutas negras em especial amoras, mas por conta do carvalho há chocolate, caramelo e baunilha - uma delicia para tomar como aperitivo. Ótima opção na hora da escolha o Malbec – sem erro.

O segundo rótulo foi da Vinícola Catena – um DV Catena Malbec 2012. Já é um produtor conhecido e querido por quem já toma vinho argentino. Foi o nosso favorito da degustação. É um Malbec com alta intensidade aromática. É um vinho vibrante e exibe muita fruta, especiarias, chocolate, caramelo, baunilha, notas tostadas, enfim tem bastante complexidade nos aromas. No paladar os taninos estão aveludados, o vinho em boca é elegante, frutado e com final longo e persistente. Uma segunda taça é inevitável.

Seguimos no terceiro Malbec do produtor Salentein. O Numina Malbec 2013. Trata-se de um vinho com muito mirtilo no aroma e nota especiadas de anis estrelado. É refinado na boca com taninos trabalhados, leve dulçor e fim destacado.

O ultimo Malbec do tasting foi do Rutini Wines do Valle do Uco – Mendoza. Com safra de 2014 o vinho traz frutas negras como amoras e ameixas e nota floral de violeta. É fresco com boa acidez e equilíbrio. O Rutini Malbec 2014 ganhou pontuação significativa pela Wine Spectator, Descorchados e Robert Parker.

 

Serviço: Malbec World Day 2017/ SP
Acontece de 7 a 30 de abril em São Paulo
www.winesofargentina.org/pt

Fotos: Divulgação

 



O Empratado é uma página de jornalismo enogastronômico, que dá dicas semanais sobre o que acontece no mundo gourmet dentro e fora do Brasil. São sempre novidades fresquinhas sobre produtos, restaurantes, bares, novos pratos, pratos clássicos, entrevistas, presença de personalidades envolvidas com a arte do bem comer, receitas, histórias, vinhos, cervejas e matérias sobre os pequenos "achados" saborosos da baixa e alta gastronomia.
O site Empratado é independente e todos os estabelecimentos pautados pela página são isentos de qualquer tipo de pagamento que possam induzir opiniões nos textos ou resenhas de avaliação.
Você também pode nos acompanhar nas redes sociais.

O site Empratado é independente e todos os estabelecimentos pautados pela página são isentos de qualquer tipo de pagamento que possam induzir opiniões nos textos ou resenhas de avaliação.
Você também pode nos acompanhar nas redes sociais.

Empratado 2016 | Todos os direitos são reservados. Desenvolvimento: Leo Lima Tecnologia | Arte e Design Concept: Stone Studio.