10/04/2017 às 07:54

Especial Chile: A filosofia orgânica dos vinhos Miguel Torres Chile


Miguel Torres é uma marca espanhola pioneira em solo chileno desde 1979. O trabalho que é feito por lá é admirável. Desde o cuidado e conceito de vinhos orgânicos até ao serviço social.

Apaixonado pelo que faz o enólogo Jorge Rojas Diaz nos deu uma aula de produção de vinho branco, enfatizando o cuidado e importância do controle de temperatura.

Colhidas a mão as uvas brancas chegam à viña e logo são armazenadas em uma câmara fria controlada – para que não comece a fermentação com antecedência. O processo de vinificação é feito no dia seguinte. As uvas chegam a 25ºC na viña e na câmara fria as cepas atingem a 2ºC – isso para conservar e proteger todos os aromas da fruta.

Em visita técnica, Jorge nos conta que Curicó é uma região famosa pelas altas temperaturas e que o sistema de irrigação nos parreirais é feito por gotejamento. O cuidado com o terroir se estende a tecnologia dos maquinários, onde as uvas passam por seleção rigorosa. Na fermentação em tanque de Brancos e Tintos a diferença está na temperatura.

 

“A temperatura certa é o segredo do resultado de um bom vinho”, reforça o enólogo da Viña

Com os certificados nacional de sustentabilidade e de agricultura orgânica, além da utilização das garrafas eco glass para seus vinhos, a marca espanhola em solo chileno destaca o respeito à natureza, trabalho social, inovação contínua, packing ecológico e plano de reflorestar.

Com isso, há projetos para produzir vinhos no conceito biodinâmico. Jorge nos mostrou algumas cubas de cimento em forma ovalada que traz um movimento diferente para o vinho em relação à lua. “Teremos que acompanhar o comportamento do vinho nesta cuba que é parte de cimento e parte de pedra, porque os movimentos são distintos”, menciona Díaz.

Depois da aula sobre temperaturas e barricas de carvalho partimos para a degustação. Guiada pelo enólogo Jorge provamos 9 rótulos onde achamos vinhos muito expressivos. Abrimos os trabalhos com o La Causa Moscatel 2015.

O vinho branco 100% Moscatel é uma delicia. É seco e muito bom pra beber como aperitivo. Frutado traz nos aromas cítricos de maçã verde, carambola e casca de limão siciliano, onde também há notas florais. É fresco e com boa acidez – na boca tem persistência e delicadeza. Teor alcoólico: 12,5%.

Cordillera Sauvignon Blanc 2015

Elaborado por maceração carbônica este Sauvignon Blanc orgânico é atípico, porque é mais vegetal, traz aspargos e muito frescor. Na boca é outra surpresa atípica – é cítrico (limão) e mineral na boca. Surpreendeu positivamente. Teor alcoólico: 13%.

La Causa Cinsault 2014

No nariz este 100% Cinsault é doce como bala de tutti frutti. Não se sente nada de madeira somente fruta. Mas na boca a madeira traz estrutura ao vinho. (período de passagem por carvalho francês de terceiro uso é de 12 meses). Os taninos estão macios e o final é longo. Teor alcoólico: 14%.

La Causa Pais 2015

É redondo na boca. Está uma delicia pra acompanhar frios e queijos. No nariz frutas vermelhas em especial morangos. Leve e equilibrado traz taninos suaves e persistência final. Teor alcoólico: 14%.

Santa Digna Merlot 2015

Com parte do tempo em contato do carvalho francês é um 100% Merlot tão macio. Frutas vermelhas e baunilha são encontradas nos aromas. Tanino equilibrado na boca e framboesa no final. É um vinho potente mais com delicadeza. Bem bom. Teor alcoólico: 14%.

Santa Digna Reserva Carménère 2015

Outro Carménère atípico. Tem pouco o talvez nada de herbáceo no nariz. O que encontramos foi amora, notas tostadas, eucalipto e pimenta preta. Passando por fermentação malolática o vinho resultou cremosidade e equilíbrio nos taninos. O final e persistente e bem gostoso. Teor alcoólico: 13,5%.

Las Mulas Cabernet Sauvignon 2015

É um Cabernet Sauvignon gastronômico. Com alta intensidade de aroma as frutas vermelhas se sobressaem em conjunto de especiarias como pimenta e cravo. Na boca taninos redondos e final longo. Teor alcoólico: 14%.

Cordillera Carignan Vigno 2013

A impressão que dá é que você pode mastigá-lo. É intenso e gastronômico. Complexo este vinho apresenta notas florais, menta e frutas vermelhas. É intenso e marcante do começo ao final. Teor alcoólico: 14%.

E como o melhor sempre fica para o final acabamos o tasting orgânico com o premiado e bem pontuado Manso De Velasco 2012
É elegante e complexo. Frutas negras em compota, ameixa, tostados, chocolate, caramelo e especiarias se destacam no nariz. Na boca é delicioso. Traz taninos finos e vontade de tomar mais uma taça. Tem que provar. Teor alcoólico: 13,5%.

Clássico Pastel de papas estilo Torres

E antes de nos despedir, almoçamos no restaurante da vinícola, que também nos surpreendeu com a placa de 100k de sustentabilidade gastronômica – que significa que são comprados produtos locais num raio de 100 kilometros. Os pratos são de levantar as sobrancelhas. Provamos também o espumante Rosé Estelado elaborado com a cepa País – ótimo espumante com bom custo beneficio encontrado em SP.

Já visitou alguma vinícola no Chile? Qual vinho mais gostou? Nos conte sua experiência enogastronômica.

Serviço: Miguel Torres Chile

Panamericana Sur, KM 195 – Curicó – Chile

Tel: 56 75 2 564 100

Almirante Pastene, 333 – Santiago – Chile

Tel: 56 22 01 55 10

[email protected]

www.migueltorres.cl

Importador no Brasil: Devinum

Rua Funchal 538 cj 193 – Vila Olimpia/São Paulo

Tel: (+5511)25327201

[email protected]

www.devinum.com.br

Fotos: Site Empratado



O Empratado é uma página de jornalismo enogastronômico, que dá dicas semanais sobre o que acontece no mundo gourmet dentro e fora do Brasil. São sempre novidades fresquinhas sobre produtos, restaurantes, bares, novos pratos, pratos clássicos, entrevistas, presença de personalidades envolvidas com a arte do bem comer, receitas, histórias, vinhos, cervejas e matérias sobre os pequenos "achados" saborosos da baixa e alta gastronomia.
O site Empratado é independente e todos os estabelecimentos pautados pela página são isentos de qualquer tipo de pagamento que possam induzir opiniões nos textos ou resenhas de avaliação.
Você também pode nos acompanhar nas redes sociais.

O site Empratado é independente e todos os estabelecimentos pautados pela página são isentos de qualquer tipo de pagamento que possam induzir opiniões nos textos ou resenhas de avaliação.
Você também pode nos acompanhar nas redes sociais.

Empratado 2016 | Todos os direitos são reservados. Desenvolvimento: Leo Lima Tecnologia | Arte e Design Concept: Stone Studio.