05/04/2017 às 11:33

Especial Chile: O lado bordalês da Vinícola Boutique Von Siebenthal


O dia estava quente e ensolarado. E quando chegamos à Viña, o proprietário Mauro Von Siebenthal estava na porta para nos receber.

Advogado suíço e louco pelo universo do vinho deixou sua profissão pelas parreiras e com a ajuda finaceira de amigos trouxe sua vinícola do sonho para realidade.

Localizada em Panquehue no Vale de Aconcagua, a Vinã fundada em 1998 traz como filosofia harmonizar e produzir vinhos que expressam a maior característica encontrada em Aconcagua – o seu terroir.

O trabalho é similar a dos Châteaux de Bordeaux. O clima e o solo que traz areia, pedras e argila é certeiro para o cultivo das castas de Merlot, Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Carménère, Syrah e Petit Verdot.

Mauro Von Siebenthal junto à suas barricas

A colheita é feita sempre nas primeiras horas da manhã - manualmente. A bodega é a fusão de tecnologia de vanguarda com o respeito à natureza. Gosta de provar vinhos enquando viaja? A Viña tem programação de visitas e degustações todos os dias das 9h até às 17h. O ingresso para provar os rótulos custa por pessoa entre 30 e 50 dólares – informações pelo email: [email protected] ou pelo tel: +56 9 9459 6173.

Em breve entrevista com Mauro Von Siebenthal, nós do Empratado questionamos o sobre o vinho chileno e suas características. “O vinho chileno é um vinho com alma.Tem menos acidez, mais álcool, mais intensidade e cor viva – isso é Chile”, conta o dono da Viña.

O tasting foi guiado pelo próprio Mauro e as surpresas foram surgindo a cada garrafa desenrolhada. Começamos então, com o Branco memorável e saímos da vinícola leves por conta da boa atmosfera que Panquehue reserva.

Riomistico 2015

É um 100% Viognier bem gostoso. Um pouco de oxidação, que trouxe ainda mais frescor. Com passagem por 10 meses em barrica de carvalho francês de primeiro uso, essa cepa é a sua terceira colheita e traz notas marcantes de flores como Flor de Acácia e Dama da noite. É um vinho descomplicado e fácil de beber. Graduação alcoólica: 14,5%

Parcela #7 2012

É um blend de Petit Verdot, Cabernet Sauvignon, Merlot e Cabernet Franc que se tornou o vinho coringa no Chile. Cerca de 350 restaurantes em Santiago tem esse rótulo em suas adegas. De fato, faz jus a esse reconhecimento. Reserva nos aromas alta intensidade de frutas vermelhas e negras. Na boca tem taninos delicados e fim longo É bem gostoso com notas de violeta e pimenta. Com uma pizza seria sucesso garantido. O vinho tem passagem por cubas inox e envelhece por 18 meses nas barricas francesas. Graduação Alcoólica: 14%.

Carménère 2013

É um corte de Carménère com Cabernet Sauvignon. É bem atípico porque não tem aquele herbáceo e pimentão nos aromas. Pelo contrário, é equilibrado nas frutas negras e pimenta preta. Na boca é sedoso, com taninos macios e final persistente. Bem bom! Graduação alcoólica: 14%.

Montelíg 2010

O significado do nome vem de Montanha e luz. Esse corte traz Cabernet Sauvignon Petit Verdot e Carménère. É um vinho bem fresco. É sutil e potente ao mesmo tempo. Preenche a boca, tem corpo, tanino equilibrado com toques terrosos e frutas vermelhas em compota. O vinho Premium tem passagem em barrica bordalesa nova por 26 meses. Impressionou. Graduação alcoólica: 14.5%.

Toknar 2009

É um ícone na vinícola. Toknar significa pedra, por conta do solo da região. Apenas 5000 garrafas são produzidas por ano. Com oito anos de vida traz cereja madura, frutas negras e notas de couro. É um Petit Verdot elegido como o melhor e mais puro. Na boca é encorpado, frutado, gastronômico e os taninos são persistentes, porém domados. O final é intenso. Graduação alcoólica: 14,5%.

Já fez alguma viagem que participou de degustações de vinho? Em qual vinícola? Conte-nos sua experiência.


Serviço: Viña Von Siebenthal
Calle O’Higgins s/n – Panquehue
Valle de Aconcagua – Chile
Tel: +56 34 259 1827
[email protected]

www.vinavonsiebenthal.com

Importador no Brasil (Rio de Janeiro): Terramatter
www.terramatter.com.br

Fotos: Site Empratado



O Empratado é uma página de jornalismo enogastronômico, que dá dicas semanais sobre o que acontece no mundo gourmet dentro e fora do Brasil. São sempre novidades fresquinhas sobre produtos, restaurantes, bares, novos pratos, pratos clássicos, entrevistas, presença de personalidades envolvidas com a arte do bem comer, receitas, histórias, vinhos, cervejas e matérias sobre os pequenos "achados" saborosos da baixa e alta gastronomia.
O site Empratado é independente e todos os estabelecimentos pautados pela página são isentos de qualquer tipo de pagamento que possam induzir opiniões nos textos ou resenhas de avaliação.
Você também pode nos acompanhar nas redes sociais.

O site Empratado é independente e todos os estabelecimentos pautados pela página são isentos de qualquer tipo de pagamento que possam induzir opiniões nos textos ou resenhas de avaliação.
Você também pode nos acompanhar nas redes sociais.

Empratado 2016 | Todos os direitos são reservados. Desenvolvimento: Leo Lima Tecnologia | Arte e Design Concept: Stone Studio.