04/04/2017 às 19:20

Conexão Chile: A tradição e a tecnologia da Viña Errazuriz


Essência e história desde 1870

O jardim com espelhos d’água na entrada é o primeiro contato que se tem com a linda Viña, localizada no Valle do Aconcagua - Panquehue. Chegar à Vinícola Errazuriz é se deparar com o passado e presente de uma história encantadora de esforço e dedicação ao vinho.

A propriedade soma 238 hectares de vinhedos de Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Carménère, Merlot, Syrah e Petit Verdot que chegam à idade de 30 anos.

A história da Errazuriz começa em 1873 com a primeira colheita sob os olhos de Don Maximiano, que depois de sua morte quem assumiu a vinícola foi Eleonor Errazuriz, que fazia parte da família e que era casada com um Chadwick. Seu filho Afonso tempo depois começa a cuidar da vinícola, onde teve quatro filhos sendo o seu caçula Eduardo Chadwick – atual proprietário da Viña.

Rótulos internacionalmente reconhecidos, a Errazuriz ganhou reconhecimento e prestígio em degustações às cegas como no Tasting de Berlin e tantos outros países do Novo e Velho mundo.

Uma das características mais importantes nos vinhos da marca chilena é a influencia geográfica. As parreiras se encontram a 600 metros acima do nível do mar, estão a 60 kilometros do Oceano Pacífico e ao sul do Rio Aconcagua.

Com isso o cultivo de boas uvas é garantido, pois as cepas ganham o contato do sol, temperaturas quentes durante o dia, chuvas, temperaturas frias durante a noite e frescor dos ventos marítimos. A propriedade é dividida pelo pioneirismo da primeira construção que com o tempo e terremotos foi reformada deixando as estruturas e construções originais à época de Don Maximiano.

E em 2009 no mesmo local foi construído a Vinícola Ícone, homenageando o visionário Don Maximiano. A nova Vinícola traz elegância, beleza e muito design somado a tecnologia. Toda envidraçada é abastecida a luz solar contando com dois pisos – inferior com as cubas Inox e barricas na cave e no andar superior a sala de degustação e uma vista impressionante de toda a vinícola.

Como sempre o melhor fica para o final tivemos uma degustação com oito rótulos, onde pudemos conhecer seus principais vinhos, começando com um branco que chamou atenção: O Aconcagua Costa Chardonnay 2015.

O Branco é leve, fresco com aromas cítricos, suave cremosidade e com acidez muito boa. Passa por madeira e por fermentação malolática tendo suas leveduras naturais. Maçã verde é a fruta em maior destaque neste vinho. Uma delicia. (Importadora Grand Cru).

Com os Tintos provamos o KAI um corte de Carménère e Syrah – bem interessante. Sim, tem notas de pimentão, mas tudo muito sutil. Com passagem por barrica francesa de 24 meses, o vinho traz frescor, fruta e muito sabor. Jovem ainda traz bom potencial de guarda.

Depois nos apresentaram o La Cumbre – Um Syrah com 22 meses em barrica francesa bastante intenso na cor, nos aromas de frutas vermelhas como framboesas. Seus taninos são finos, o vinho é fácil de beber, saboroso e com final agradável – Vale conhecer este chileno.

E finalizamos com o Don Maximiano Founder’s Reserve 1995 – foi como um presente no fim do tasting. É um belo vinho que homenageia o fundador da Viña. 100% Cabernet Sauvignon está uma delicia. Passa por madeira num período de 16 meses em carvalho francês. Por conta de seus 22 anos de vida, o vinho está redondo e super saboroso, os aromas reservam chocolate, baunilha, frutas negras maduras, café, pimenta preta e tostados. Na boca é encorpado com taninos macios, intensidade de frutas em compota e fim longo e intenso. Uma maravilha.

Para fechar a visita fomos recebidos pela Errazuriz para almoço. Harmonizamos um Ceviche de Salmão com abacate e mix de folhas verdes com o Aconcagua Pinot Noir 2015. Em seguida um filé grelhado ao molho de Carménère acompanhado de batatas gratinadas e verduras salteadas que fizeram par com o Don Maximiano Founder’s Reserve 2014.

Você já fez enoturismo? Onde foi? Nos conte sua experiência.


Serviço: Viña Errazuriz
Av. Nueva Tajamar 481 - Torre Sur - 4º piso
Las Condes – Santiago – Chile
Tel: (562)2339-9100
www.errazuriz.com

Importador no Brasil – Grand Cru
www.grandcru.com.br

Fotos: Site Empratado

 



O Empratado é uma página de jornalismo enogastronômico, que dá dicas semanais sobre o que acontece no mundo gourmet dentro e fora do Brasil. São sempre novidades fresquinhas sobre produtos, restaurantes, bares, novos pratos, pratos clássicos, entrevistas, presença de personalidades envolvidas com a arte do bem comer, receitas, histórias, vinhos, cervejas e matérias sobre os pequenos "achados" saborosos da baixa e alta gastronomia.
O site Empratado é independente e todos os estabelecimentos pautados pela página são isentos de qualquer tipo de pagamento que possam induzir opiniões nos textos ou resenhas de avaliação.
Você também pode nos acompanhar nas redes sociais.

O site Empratado é independente e todos os estabelecimentos pautados pela página são isentos de qualquer tipo de pagamento que possam induzir opiniões nos textos ou resenhas de avaliação.
Você também pode nos acompanhar nas redes sociais.

Empratado 2016 | Todos os direitos são reservados. Desenvolvimento: Leo Lima Tecnologia | Arte e Design Concept: Stone Studio.